segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Imerecedores da Graça


 
Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe. Is. 64.6
Esse concerteza é um versículo que em nada fala daquilo que hoje em dia massacram nossos ouvidos quando ligamos a TV ou o rádio para vermos ou ouvirmos uma pregação sadia e que se preocupe somente na exaltação de Deus sem a costumeira "troca de favores" que tem se espelhado pelas pregações expostas nessa nação, talvez por que ele fale exatamente o contrário de tudo aquilo que alimenta e massageia o ego do ser humano quanto a sua capacidade de "ajudar" a Deus em Sua vontade de realizar ou não aquilo que lhe apraz.
Quando li esse texto em Isaias, me veio a mente um pensamento com relação aquilo que em muito tem nos enganado, um pensamento de que tudo o que fazemos é visto em um todo como uma representacão de o quanto somos "importantes" para a manifestação da misericórdia divina em nossa familia, vizinhos, irmãos e sociedade em geral. Homens e mulheres que dia após dia carregam sobre si mesmos a "auto excelência" de se nomearem profetas de Deus. Sem contar os que se auto apostolaram de uma autoridade sobre humana proveniente de uma divindade que ao meu ver é muito mais psiquica que divina, mas para torná-la aceitavel é necessário divinizá-la para que assim seja aceita pelos "desinformados" como manifestação de Deus.
Neste texto o profeta Isaias fala de forma clara ao povo de Israel que não eram suas atitudes e comportamentos de demonstração piedosa e religiosa que seriam capazes de torná-los dignos de receberem a misericórdia divina ou que fariam deles um povo merecedor de redenção, não seria a bondade, a compaixão, a piedade, a solidariedade e a justiça de seus atos que tornariam eles merecedores e dignos de misericórdia, como diz o profeta "Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo." e isso prova que podemos ser visto aos olhos humanos como Bons, mas não aos olhos divinos.
Não que uma atitude movida a bondade, compaixão, piedade, solidariedade e justiça, sejam desprezadas e não deva fazer parte de uma pessoa que busca viver os preceitos dignos de um viver para a glória de Deus, porém isso não nos torna merecedores de sua misericórdia e compaixão, isso por que por mais "bom" que sejamos, ainda assim seremos impuros e indignos Dele por conta do pecado que carregamos sobre nós mesmos.
E esse é o clamor do profeta Isaias, um clamor para que o povo escolhido por Deus reconheça que "Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe." e com isso a nossa mediocridade de sermos fieis só é capaz de nos tornar merecedores da ira de Deus. Ira essa que foi posta sobre Cristo para que Nele toda a justiça de Deus fosse satisfeita e assim a Sua Salvação alcançasse Seu povo unica e exclusivamente através de sua Graça e misericórdia manifesta por intermédio de seu filho Jesus Cristo.
Que a cada dia possamos reconhecer o quanto padecemos dessa graça e dessa misericóridia sobre nós, não somente por nos encontramos em situações adversas a nossa vontade, mesmo porque tudo faz parte de um propósito, mas que venhamos colocar nossa esperança e nossa fé não naquilo que fazemos, mas naquilo que já foi feito, naquilo que jamais seriamos capazes de fazer, naquilo que imerecedores que somos foi feito por nós, naquilo que é e deverá sempre ser o único motivo de nossa confiança, A Graça de Deus por meio de Seu Filho Jesus. Nossa Salvação!
E enquanto você reflete sobre isso, continuo crendo e pensando, pois isso é o que faz crescer...
Para mais, visitem: TEO-LÓGICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário